AGENDA INFORMAÇÕES

>

Inauguração "Opacidade e Transparência — Desenho em Contexto"
09/02/2019, sábado - 23/03/2019, sábado
Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, Gondomar
16:00 - 19:00 Desenhos de Ana Valquaresma, Arthur Pugliese, Bruna Morena, Catarina Casais, Chana de Moura, Fábio Araújo, Filipa Gwan, Flor Rabaçal, Joana Silva, Mariana Barrote, Pedro Moreira e Tiago Eiras. Comissários: Paulo Luís Almeida, Pedro Maia. "Opacidade e Transparência" é uma exposição sobre desenho — o meio mais democrático e acessível. É, em particular, uma exposição sobre as estratégias singulares e partilhadas com que os artistas recorrem ao desenho para analisar os contextos reais em que habitam e conceber os cenários que ainda não podem ser pensados.
A exposição estará patente até 23 de março de 2019. Opacidade e transparência são as duas propriedades ópticas mais fundamentais da matéria. Nos seus extremos, referem-se à capacidade da matéria bloquear a luz e tornar-se a si própria visível, ou deixar-se atravessar pelos seus raios revelando as imagens que a luz transporta.
Mas os dois termos habitam a nossa linguagem em muitos sentidos. Não é de estranhar, por isso, que sejam usados para qualificar o acesso ao conhecimento, a relação com o poder político ou os regimes imagéticos da arte, ligando e desligando o seu poder de mostrar e de significar.
Hoje, a escolha entre a opacidade e a transparência qualifica também as estratégias de inscrição de uma geração de artistas no espaço de decisões da arte, da memória histórica ou da política.
Entre o “ideal da transparência” e o “direito à opacidade” do poeta Édouard Glissant, o desenho é um gesto que analisa, desmascara, expõe e comenta; ao mesmo tempo é a aceitação de uma obscuridade que se furta aos modos mais normativos com que as imagens se dão a conhecer. > Encontrar o evento