AGENDA INFORMAÇÕES

>

"Biscoitos de mar" de Andreia Café - Terminal B
11/05/2019, sábado - 14/06/2019, sexta feira
Mercado Municipal 1.º de Maio, Barreiro Inauguração dia 11/05/2019 no àPortuguesa, Av. Bento Gonçalves 128, Barreiro A Mata da Machada e o vale do Zebro fazem parte da história do nosso país, na época dos descobrimentos. Nos fornos da Mata da Machada eram produzidas as formas onde se cozia o “biscoito”, o alimento que os marinheiros portugueses levavam nas suas epopeias marítimas.
É nestas histórias do final do séc.XIV que mergulho para ilustrar a importância deste lugar na produção do biscoito.
Naquele tempo as travessias marítimas eram longas e complicadas, o biscoito foi a solução mais económica. Era uma espécie de pão fabricado com farinha de trigo, água e cozido no forno duas vezes para se conservar durante muito tempo, assim sendo ele era feito sem sal, pois ficaria um pão duro que para se conseguir comer teria de ser molhado na água salgada.
Era no Complexo Real de Vale do Zebro, a maior fábrica do país, que se assegurava o fornecimento de biscoitos necessários para o abastecimento das armadas que se encarregavam dos descobrimentos.
É através de diferentes papeis, lápis, recortes e colagens que ganham forma as minhas ilustrações, embarcando nas memórias ricas deste lugar. Andreia Café nasceu em 1995, em Évora. Trabalha e reside em Lisboa. Após ter concluído a licenciatura em Artes Plásticas, variante de Escultura, pela faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, dedicou-se à ilustração. É formadora especificamente em atelier que realiza para crianças no seu projecto Atelier Triutopia. Em 2017 foi publicado o seu primeiro livro “Os hábitos”, patrocinado pelo Gerador e pela Câmara Municipal de Lisboa. Em 2018 ilustrou o livro “Coração de chocolate”. Andreia desenha com a tesoura e as técnicas que mais gosta são a colagem e o carimbo. > Encontrar Andreia Café > Encontrar o evento